Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

visitantes

Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cienfuegos

Cienfuegos,Capital da província com o mesmo nome,é uma cidade marítima,com uma encantadora Baía e um centro histórico muito bem conservado,sendo conhecida como a Pérola do Sul,quando os Colonizadores Espanhóis chegaram,era habitada pelos índios Jagua,para defender a baía dos piratas Jamaicanos os Espanhóis construíram uma fortaleza o Castillo de Jagua,que foi a terceira fortaleza mais importante de Cuba no século XVIII,o fosso e a ponte levadiça ainda estão originais,mas no seu interior funciona um restaurante.
Em 1819,um francês de nome Loius Clouet,persuadiu o Governador Geral de Cuba,a arrendar terras a pessoas oriundas da Louisiana por a França a ter vendido aos EUA e eles estarem em debandada,o Governador José Cienfuegos aceitou a proposta e arrendou parcelas de terra junto ao porto aos novos colonos,que agradecidos deram o nome do governador à cidade,nascendo assim Cienfuegos,que rapidamente se transforma num dos maiores portos de Cuba,o estilo neoclássico da cidade não esconde o passado colonial Francês.
Os principais pontos de interesse são: Castelo de Jagua,Parque Marti,Palácio do Governo Provincial,Teatro Tomás Terry,Catedral,Palácio Ferrer,Museu Histórico Naval,Paseo do Prado e Palácio do Valle. O ponto central para uma visita à cidade deve começar no Parque Marti pois quase tudo gira em volta deste parque,de seguida rumar à avenida marginal e fazer um passeio até à sua extremidade Punta Gorda onde estão as primitivas casas da cidade,bem como o Palácio do Valle,carreiras de barco efectuam percursos até ao outro lado da baía,onde se encontra o Castelo de Jagua,na periferia o Jardim botânico também é um local a visitar,Playa de Rancho luna dista 20 km,e ai encontramos muitas praias desertas e praticamente virgens.
Cienfuegos,não é uma zona de turismo massivo,porque ,muito do turismo é turismo passante em direcção a Trinidad,mas a beleza inquestionavel da Pérola do Sul,merece que ali façamos uma paragem,sendo que um dia bem organizado seja suficiente para se ver a cidade,mas dois não são demais. Cienfuegos dista 260 km de Havana,90 de Trinidad e apenas 55 km do Lago Hanabanilla e de El Nicho umas enormes cascatas ali na Sierra de Escambray um dos expoentes máximos de turismo ecológico em Cuba,que falarei noutro capitulo.
Para refeições o restaurante Doña Yulla,na avenida 54,com pratos a 3.00 euros,o El Cochinito,calle 37 em Punta Gorda pratos a 4.00 euros,imprescindivel é também La Casa del Batido onde se fazem os mais variados tipos de batidos de frutos tropicais a partir de 01.00 euro,calle 37 nº 5211

Mapa da cidade de Cienfuegos
Percurso efectuado nesta viagem até Cienfuegos que teve ponto de partida a Playa Giron,viagem pelo interior agrícola,passando por Horquitas,Rodas e Azira cerca de 100 km.



A catedral de La Purissima Concepcion,construída em 1833 a 1869 é um dos principais edifícios do parque Marti,a praça central da cidade aqui é o ponto de partida para a visita pedonal pelo centro histórico,não sendo o estacionamento problema quando viemos de carro.
O lindíssimo edifício do palácio Ferrer,construído no inicio do século xx pelo magnata do açúcar José Ferrer,é actualmente a casa da cultura
Arco do Triunfo na callé Bouyõn, encomenda da corporação de trabalhadores locais,em 1902 para celebrar a inauguração da Republica de Cuba.
Coreto no Parque Marti

Teatro Tomás Terry,construído entre 1886 e 1889 por Tomás Terry Adams, proprietário de uma fábrica de açúcar, que enriqueceu com o comercio de escravos


Parque Marti um retangulo de 200x100 metros em redor do qual estão os mais belos e imponentes edifícios da cidade.

Palácio do Governo Provincial um imponente edifício
A Boulevar,uma rua pedonal do centro,muito bem cuidada,que mais parece uma moderna rua de qualquer cidade europeia.


Benny More (1919/1963),que Cienfuegos viu nascer e inspirou muitas gerações de músicos ,este rei dos boleros, tinha uma voz única,que lhe permitia interpertar vários géneros musicais,e que por esse motivo recebeu a alcunha de "El Barbaro del Ritmo".
Beny tem uma estátua na Boulevar,um club com o seu nome e é uma lenda na cidade

O azul é a cor dominante dos belos edificios da cidade.


Hotel Palácio Azul,um antigo farol transformado em hotel, englobado numa rede de hoteis com denomidada hóteis com encanto.
Marina club um edificio neo clássico

A marginal (Malecon) de Cienfuegos estende-se desde o centro da cidade na avenida 40 até La Punta a extremidade de Punta Gorda

Palacio do Valle, foi construido entre 1913 e 1917 pelo negociante de açucar Acisclo del Valle Blanco, está decorado com motivos góticos e neo mouriscos ao estilo Hispâno-Arabe de Granada e Sevilha, consta que foi contruido por artezãos Marroquinos.
Hoje acolhe um museu de mobiliário e porcelona,um restaurante e tem um terraço panorâmico aberto ao publico.
Final de dia em Punta Gorda

 


Praia Rancho Luna dista 20 km de Cienfuegos,conta com 3 hoteis tipo club de férias no regime de tudo incluido,mas tem vastas zonas virgens e desertas para fazer praia com toda a tranquilidade.
                          Opções para  Ajolamento em Cienfuegos

A escolha económica para alojamento é o hotel Punta la Cueva, no outro lado da Baía de Cienfuegos em direcção a Playa Rancho Luna é um hotel de duas estrelas e custa 20.00 euros para 2 pessoas em quarto duplo com pequeno almoço .
No final de Punta Gorda,com uma vista soberba sobre a Baía de Cienfuegos, e as primitivas casas coloniais da cidade, o Hotel Jagua, quarto duplo para 2 pessoas com pequeno almoço é de 45.00 euros, (preços Maio de 2009) para um hotel de 4º estrelas é um excelente preço. http://www.vacacionartravel.com/ 


Na opção casas coloníais a casa Angel y Isabel em Punta Gorda é uma boa escolha pela sua localização, tem um ancoradouro próprio para barcos e um terraço sobre o mar. Preços para 2 pessoas com pequeno almoço, 27.00 euros


Documentário da cidade de Cienfuegos da estação de tv Cubavision


Video do Hotel Jagua de http://www.lovelycuba.com/



Beny More video http://www.youtube.com/

3 comentários:

  1. Tudo excelente João... Obrigado por partilhar connosco esta magnifica viagem...
    Adorei o documentário. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Saudações. Também conheci Cienfuegos em viagem que fiz a Cuba em 2005, que relatei sob o título "Diário de um Turista em Cuba" no meu blog (http://marcio.avila.blog.uol.com.br). Belas fotos as suas.

    ResponderEliminar
  3. Segui o link e fui ler o seu blog "Diário de um turista em Cuba" o qual é apenas isso um díário de um turista de hotéis e excursões longe da realidade Cubana com guia, motorista e alojamento nos hóteis de luxo em Miramar,longe da Havana real.

    ResponderEliminar